Princípios
O compressor de ar é um equipamento cuja função é captar e comprimir o ar atmosférico.
Todos os diferentes tipos de compressores têm em comum a mesma função: deslocar um volume de ar e reduzi-lo.
O ar comprimido é utilizado em todos os setores de produção e manutenção dos processos fabris. No acionamento de máquinas, ferramentas e todos os setores produtivos e de prestação de serviços, inclusive no uso doméstico.
É uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente, com as vantagens de ser não-poluente, barata e renovável.
Compressores Mais Utilizados
O tipo de compressor mais utilizado em todo o mundo, é o alternativo de pistão, que tem um funcionamento muito simples. Seu mecanismo é uma ação em três tempos: admissão, compressão e descarga do ar.
Cada vez que um compressor realiza esta função de captar, comprimir e descarregar um volume de ar, chamamos de um estágio.
Estágio é portanto o procedimento sistemático desta função mecânica continuadamente repetida.
No sistema de compressores alternativos de pistão, temos diferentes tipos de projeto, que permitem se necessário, a repetição dos estágios de admissão, compressão e descarga, aumentando a eficiência de redução de volume, ganhando-se em aumento de pressão deste. Desta maneira há compressores de:
ü Um estágio: 80 a 120 libras e 100 a 140 libras
ü Dois estágios: 135 a 175 libras
ü Três estágios: 210 a 250 libras
Classes de Aplicação para Compressores
Para se escolher o compressor correto para cada aplicação, é necessário considerar vários fatores, desde a forma de utilização do produto, intensidade de uso, mobilidade necessária para transportar o equipamento e os acessórios que serão utilizados.
Para auxiliar nesta escolha, os fabricantes de compressores separam em classes, conforme o perfil dos usuários e necessidades específicas de cada um.
Veja abaixo as principais:
Linha Hobby
O mesmo que "amador", tem a finalidade de atender a serviços básicos domésticos ou em atividades de lazer, pequenas pinturas, limpeza de objetos, encher pneus, bolas, etc.
Linha Semi-Profissional
Uso doméstico e lazer com maior rendimento e recursos idênticos à Linha Profissional.
Linha Profissional Leve
Uso em atividades profissionais de baixa a média exigência. Em oficinas mecânicas e borracharias são utilizados para acionar ferramentas pneumáticas, elevadores de veículos, lavadoras de pressão, jateadores, limpeza de peças e pinturas em geral.
Linha Profissional
Como diz o próprio nome, sua aplicação atende à enorme gama de serviços profissionais com variada performance, resistência e durabilidade. Em chácaras, sítios e fazendas são utilizados para acionamento de ferramentas pneumáticas, limpezas e pinturas de equipamentos e peças, pulverização de produtos químicos e bombeamento de água para poço artesiano.
Linha Industrial
São produtos de característica profissional, com rendimento e desempenho mais acentuado, que geralmente agregam acessórios componentes que os adaptam à condições e necessidades diversas ao regime de produção industrial. seja em equipamentos de pequeno, médio e grande porte.
Linha Médico Odontológica
Linha com projeto construtivo e características iguais à categoria profissional, destinada ao segmento cujo nome faz alusão, com alterações técnicas e de acabamento, para atender às suas necessidades específicas.
Os compressores de ar são classificados pelos fabricantes por segmentos de uso, e conforme sua construção e utilização, veja a descrição de algumas delas: